sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Já leu a Constituição hoje?




Quando falo que faço Direito alguns criticam e outros admiram minha escolha.
Pensei muito antes de prestar o vestibular, pois eu sempre quis algo como História ou Ciências Sociais. Por fim, escolhi Direito porque tenho o sonho de seguir carreira na Defensoria Pública. Admiro quem se doa à esse cargo.

Bom, começo o post assim para falar de outro assunto: o povo brasileiro não conhece os direitos que tem. Pergunte à algumas pessoas. Muito poucas já pegaram ao menos a Constituição nas mãos, são raras as pessoas que têm verdadeiro interesse em conhecê-la.

Estamos estudando a bela constituição de 88, que esse ano completa 20 anos. Ela tem um texto que considero magnífico, um grande avanço para época. Quando digo que adoro essa Constituição muitos replicam com aquela frase clássica: "Não adianta termos nada no papel se não se aplica na prática".

Discordo da afirmação. Apesar das carências, dos pontos defeituosos (que são vários), teimo em observar o que há de democrático e social no texto. E discordo também apontando o principal defeito do brasileiro: não se interessar por saber que direitos tem, se conformando com tudo e achando que não há solução.

Quando o povo começar a conhecer melhor seus direitos e começar a cobrar dos que governam acredito que o Brasil finalmente poderá tentar mudar o rumo dessa história que têm tropeçado bastante ao longo dos tempos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Direito é o melhor curso que existe... HASHUEHAUHSUEHUHA

May, adorei o textinho, tah escrevendo super bem :D:D

Te adoro

Falando Nisso... disse...

May,não sabia que vc queria ser defensora publica,haja coragem...não sei....axo que eu nao prestaria pra isso,nao teria coragem por exemplo de proteger um assassino cruel ou um stuprador.
mas tem que ter essas pessoas neh?
xD
Vc é mto inteligente May,Bejaao!!
OBS: tbm nunca li a constituiçao...hauaiohauioahaiohaioh

Anônimo disse...

Mayla!
gostei muito do que você escreveu. Realmente as pessoas não lêem a constituição,poucos fazem isso neh?
Você anda escrevendo muito bem. Parabénssss!
E fiquei surpresa que você queria fazer história ou ciências sociais, achei legal. Mas a vida de professor não deve ser nada fácil.Você se dará muito bem em defensoria pública.

:)

Jéssica B. Valeriano disse...

é verdade, ninguém se importa com os direitos que tem...talvez por comodismo...